Dia Mundial das Zonas Húmidas

02 de Fevereiro

O Dia Mundial das Zonas Humidas foi decretado em 1971, na cidade iraniana de Ramsar, e marca a celebração internacional da adopção da Convenção sobre as Zonas Húmidas, que visa promover a cooperação internacional e incentivar as acções para uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas, para a manutenção da vida da humanidade e da biodiversidade.

As Zonas Húmidas são ecossistemas de transição entre os ambientes aquáticos e terrestres, distribuídos em áreas de pântano, águas naturais ou artificiais, permanentes ou temporárias, com água estática ou corrente, fresca, salobra ou salgada, incluindo áreas marinhas com profundidade, na maré baixa, que não exceda seis metros de profundidade.

Moçambique tornou-se signatário da Convenção de Ramsar sobre Terras Húmidas em 2004, motivado pela necessidade de garantir a implementação de acções de proteção e conservação destes ecossistemas aquáticos, pelo reconhecimento do papel que desempenham no equilíbrio ecológico. Existem actualmente em Moçambique, duas áreas proclamadas Ramsar, que cobrem uma área total de 4,534,872 hectares, nomeadamente o Complexo de Marromeu e o lago Niassa.

Dia Mundial da Vida Selvagem

03 de Março

A data foi criada na 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações, a 20 de Dezembro de 2013, com o objectivo de celebrar a fauna e flora mundial e alertar para os perigos do tráfico de espécies de fauna selvagens.

A vida selvagem garante o equilíbrio ecológico, o enriquecimento da biodiversidade, a conservação de diversas espécies, assim como é fonte de alimentos, renda e de pesquisa científica. Por isso, é responsabilidade das populações do mundo inteiro, proteger e preservar toda a vida na Terra.

Moçambique é um dos países que luta no combate à caça furtiva e queimadas descontroladas, factores que ameaçam a extinção de algumas espécies de fauna, como o rinoceronte e o pangolim. Esta data marca uma chamada de reflexão sobre como podemos contribuir para a preservação dos recursos florestais.

Dia Africano do Ambiente

 

03 de Março

Esta data foi instituída pela União Africana (UA) no ano de 2002, para sensibilizar a população sobre a importância da conservação do ambiente  no continente africano. 

Objetivos

  • Sensibilizar a população sobre a importância da conservação do ambiente em África; 
  • Promover ações de educação e sensibilização ambiental; e 
  • Reconhecer a vida e o trabalho de Wangari Maathai, a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel da Paz no ano de 2004. A ambientalista queniana dedicou a sua vida a melhorar a situação das mulheres e a recuperar ecossistemas degradados, em especial em África. 

Dia Internacional das Florestas

21 de Março

Criado a 28 de Novembro de 2013 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Dia internacional das florestas incentiva o plantio de árvores a nível nacional e mundial, e o combate ao desmatamento para reduzir os impactos das alterações climáticas. 

As florestas são responsáveis por fornecer subsídios necessários para sobrevivência de diversas espécies de plantas e animais e são um recurso natural renovável e gerador de múltiplos bens e serviços da maior importância para o ambiente, economia e melhoria da qualidade de vida das populações de meio rural. A floresta desepenha, também, um grande papel no sequestro do carbono, um dos principais gases contribuinte para o efeito de estufa responsável pelo aquecimento global e consequentemente das mudanças climáticas abrutas cujos impactos vivenciamos e de forma bastante preocupante dada a sua cada vez mais intensa agressividade e frenquência. 

Moçambique é um dos Países da África Austral que ainda detém uma área considerável de cobertura florestal, com cerca de 34 milhões de hectares que cobrem cerca de 43% do território nacional, composta principalmente por florestas de Mopane Miombo e Mecrusse, com destaque ao Miombo que abrange cerca de 67% (2/3) da cobertura florestal do país. 

Dia Mundial da Água

22 de Março

Criado através da Resolução 47/193, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas, a 22 de Dezembro de 1992, o Dia Mundial da Água chama a atenção para a importância da água doce e defende a utilização e controlo sustentáveis dos recursos de água potável.

Com as alterações climáticas que o planeta enfrenta, os fluxos de água de degelo estão a mudar progressivamente, provocando inundações, secas, deslizamentos de terras e a subida do nível do mar.

Por consequência, para além das milhares de pessoas ja afectadas, inúmeras comunidades e ecossistemas encontram-se em situação de risco de devastação que poderá afectar milhares de milhões de pessoas. Por isso, apela-se às populações do mundo inteiro a trabalhar em conjunto para mitigar e adaptar o nosso ambiente às alterações climáticas que se verificam.

 

Dia da Terra

22 de Abril

Apesar de ter sido criado em 1970 pelo senador americano Gaylord Nelson, e reforçado pelos movimentos sociais, activistas e estudantis da época, o Dia da Terra foi instituído pela Organização das Naçoes Unidas (ONU) no ano de 2009, com o objectivo de promover em todo o mundo a consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável.

A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. 

Apesar de estarmos conscientes da importância da terra, por ser ela quem nos dá todo o nosso alimento e a oportunidade de viver,  muitas vezes não reflectimos sobre os impactos negativos e positivos que recaiem sobre ela. Portanto, este é o movimento anual de interação com o nosso planeta.

Dia Internacional da Biodiversidade

22 de Maio

O Dia Internacional da Biodiversidade foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 22 de Maio de 1992, com o objectivo de conscientizar a população mundial sobre a importância da Conservação da Diversidade Biológica.

Apesar da data ter sido estabelecida em homenagem ao dia em que foi aprovado o texto final da Convecção da Diversidade Biológica, intitulado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Conventionon Biological Diversity”, anualmente, esta data é marcada por diversas actividades de sensibilização ambiental, para chamar a atenção das populações sobre as várias acções humanas que prejudicam o tecido biológico da natureza.

A Biodiversidade é o tecido vivo do nosso planeta que sustenta o bem-estar humano. No entanto, o seu rápido declínio ameaça a natureza e as pessoas que nela vivem, por isso, torna-se importante que todos trabalhemos nos esforços para conter a perda da biodiversidade, assim como, compreender, proteger, valorizar e usar a biodiversidade de forma sustentável.

Dia Mundial do Ambiente

05 de Junho

O Dia Mundial da Terra foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o “Meio Ambiente Humano” realizada em Etocolmo, na Suécia, com o objectivo de conscientizar a população de todo mundo face aos problemas ambientais que enfrentamos, bem como, para a importância da preservação dos recusrsos naturais. 

A àgua, os alimentos e matérias-primas são os principais recursos naturais presentes no meio ambiente, estes que não só são necessários, como também são de extrema importância para a sobrevivência dos seres vivos. Isto é, sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão desaparecer. 

Apesar dos grandes esforços que vêm sendo realizados para reduzir ou mitigar os seus seus impactos, os problemas ambientais continuam a ser a maior preocupação da população mundial.

Dia Mundial dos Oceanos

8 de Junho

Apesar de ter sido proposto em 1992 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, no Brasil, o Dia Mundial dos Oceanos foi oficialmente estabelecido através da Resolução 63/111 adoptada na  Assembleia Geral das Nações Unidas  a 05 de Dezembro de 2008, com o objetivo de informar as populações sobre o impacto das acções humanas nos oceanos para assim, desenvolver um movimento mundial com vista a promover uma gestão sustentável dos oceanos. 

Os oceanos e mares, além de abrigar a maior parte da biodiversidade da terra, ocupam cerca de 70% do globo terrestre e são responsáveis pelo fornecimento da metade do oxigênio que respiramos, assim como, regulam o clima do planeta, fornecem-nos energia, alimento, saúde e bem-estar, pois, e a principal fonte de proteína para mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

Dia do Combate a Desertificação e a Seca

 

17 de Junho

Esta data foi proclamada pela Resolução 49/115 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas, a 30 de Janeiro de 1995, com o objetivo de consciencializar as populações sobre este problema causado pela ação humana. 

Os ecossistemas de terras secas cobrem mais de um terço da área terrestre do mundo e são extremamente vulneráveis à sobre-exploração e às alterações climáticas. Por sua vez, o uso inadequado e exploração do solo, o desmatamento e as más práticas de irrigação são fatores que concorrem para a fraca produtividade da terra e para a desertificação, aliados a questões de ordem natural e climática, como o aquecimento global e calor intenso.

Dia Mundial da Conservação da Natureza

 

28 de Julho

Esta data foi instituída na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) e tem como objectivo,  conscientizar as populações para os problemas da conservação da natureza, e sobre a urgência dos cuidados com o meio ambiente e a preservação da biodiversidade, como forma de prevenir a degradação do ambiente natural da terra e construir um futuro em que os humanos vivam em harmonia com a natureza, para assim, garantir que as próximas gerações vivam em um planeta saudável e rico em recursos naturais.

Encontramos em Moçambique, áreas de conservação designadas Parques Nacionais, Reservas Especiais e Nacionais, e Áreas de Conservação Comunitárias, assim como outras categorias de áreas de conservação, que compreendem, Coutadas Oficiais, Fazendas de Bravio e Blocos de Caça.

Dia Mundial do Combate a Poluição

14 de Agosto

O Dia do Combate a Poluição foi instituído com o objectivo de alertar a população sobre os impactos negativos que a poluição causa ao meio ambiente e à saúde humana, e buscar medidas para conter a degradação do nosso planeta.

Este dia é um alerta para a importância da adopção de medidas e práticas sustentáveis, comprometidas com a preservação do planeta para as gerações futuras.

A poluição pode afetar o meio ambiente e todos os seres que dele fazem parte, assim como pode afetar as atividades sociais e econômicas das sociedades. Portanto, é importante que todos tomemos a consciência da gravidade das consequências da degradação ambiental para a vida no planeta e adotemos medidas para evitar o aumento das alterações do meio ambiente, incluindo a busca de soluções para o desenvolvimento sustentável, sempre colocando em primeiro lugar a saúde do planeta e a garantia de uma vida digna para todos nós, principalmente para as futuras gerações.

Em Moçambique, a poluição ocorre em várias regiões do país, como Manica, Chiúta e Tete, na sua maioria causada por atividades de mineração, garimpo ilegal, extração desregrada de ouro e depósitos de poluentes à noite. 

Dia Mundial da Preservação da Camada de Ozono

16 de Setembro

Esta data foi escolhida em comemoração à assinatura do Protocolo de Montreal em 1987, que tinha como objectivo, proteger a camada de ozônio contra as substâncias que a destroem. O ozônio (O3) é um dos gases que compoem a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude.

É importante que todas as populações trabalhem nos esforços para mitigar e reduzir a emissão de substâncias que destroem a camada de Ozônio, pois, sem essa fina camada de gás que protege a Terra da radiação ultravioleta emitida pelo sol, e nociva aos seres vivos, a vida na Terra não seria possível, isto é, a diminuição da camada de ozono pode causar diversos problemas de saúde para todos os seres vivos.

Dia da Árvore

21 de Setembro

A árvore é o maior símbolo da natureza e é extremamente fundamental para o funcionamento do planeta. No geral, esta data foi instituída com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância das árvores para os seres vivos, bem como, sobre o desmatamento e a importância da conservação dos recursno naturais.

Assim como todas as plantas, as árvores possuem um papel essencial na produção de oxigênio para sobrevivência dos seres humanos. Além disso, auxiliam no controle do clima ambiental e fornecem sombra para momentos de descanso dos humanos e de outros animais.

Esta data convoca a todas as populações a trabalharem nos esforços para mitigação do abate incontrolável das árvores e no plantio de mais árvores. De salientar que o Dia da Árvore é comemorado a 21 de Setembro para o Hemisfério Sul e a 21 de Março para o Hemisfério Norte, data mesma do Dia Internacional das Florestas.

Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres Naturais

 13 de Outubro

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres Naturais, comemorado a 13 de Outubro, foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNISDR), com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática dos desastres naturais e conscientizar os cidadãos e governos sobre a importância de controlar os riscos que o mundo enfrenta, incentivando a participação de todos na construção de comunidades e nações mais resilientes a desastres naturais.

Os desastres naturais resultam de fenômenos de grande intensidade e desequilíbrios da natureza que atuam independentes da acção humana. Em algumas situações, os desastres naturais podem ser agravados pela ação humana, resultando em consequências que afectam a vida ambiental, social e econômica do homem.

Moçambique é um país frequentemente afetado por desastres naturais, como ciclones, secas, inundações e deslizamentos de terra, e para enfrentar esses desafios, o governo vem promovendo a implementação de várias medidas de gestão de desastres. 

Scroll to Top